Vai fazer uma reforma na sua casa? Confira essas dicas para evitar lesões – e mãos à obra!
Novo 18 de março de 2025

Vai fazer uma reforma na sua casa? Confira essas dicas para evitar lesões – e mãos à obra!

Tem gente que ama uma reforma. Tem quem não curta muito, mas precisa consertar alguma coisinha na casa. E tem até quem nem tinha pensado nisso, mas vai se animar lendo este artigo. O fato é que hoje existem muitos sites e canais de vídeo inspiradores, com dicas úteis e incríveis para reforma ou restauro DIY (Do It Yourself) – o famoso “faça você mesmo”.

Mas, se você quer dar cara nova a um móvel, um cômodo ou a casa inteira, o primeiro passo fundamental é… prevenir lesões! Isso mesmo. E é muito simples se organizar para melhorar a ergonomia e garantir que o trabalho seja feito de um jeito bem eficiente e confortável.

Então, antes de começar, confira essas dicas:

Planeje Seu Trabalho

Seja por necessidade ou vontade, às vezes, colocamos a mão na massa antes de ter feito um planejamento prévio de tempo, volume de atividades e materiais necessários. E isso pode gerar retrabalho, desperdício de energia, frustração e principalmente lesões físicas causadas pela má ergonomia ou excesso de esforço.1

Então, planejamento é a chave. Vai pintar paredes? Confira quais tipos de rolos ou pincéis são os mais adequados para a sua obra e para um trabalho ergonômico eficiente. Vai montar um móvel? Tente organizar as partes em uma bancada, a uma altura confortável para suas mãos e para manter uma postura reta.

Com um pouco de planejamento, as chances de dores musculares e lesões diminuem e sua reforma rende.

Mantenha o Local Limpo

Essa também é uma dica valiosa: não apenas porque manter o local da obra limpo e organizado ajuda a encontrar rapidamente os materiais necessários e visualizar quaisquer imprevistos, mas especialmente porque evita acidentes.

Em geral, durante a reforma, nos locomovemos pelos ambientes olhando para o que estamos fazendo. Assim, um prego, uma caixa de ferramentas ou até o saquinho com entulhos do dia podem se tornar obstáculos perigosos e levar a lesões mais sérias.

Organize materiais fora das áreas de circulação, afaste móveis e objetos para ter uma boa área livre e sempre limpe o espaço ao final do dia de trabalho. Seu bem-estar vai agradecer muito.

Ferramentas e Equipamentos Adequados1

No restauro ou reforma, não tente “dar jeitinhos”, se perceber a falta de uma ferramenta ou equipamento adequado. Por exemplo, não troque a escada por um arriscado banquinho ou cadeira e nem improvise um rolo de pintura que exija uma postura anti-ergonômica. Se você não tiver um material necessário ou não puder comprar, tente emprestar ou ver se existem serviços de aluguel na sua região.

Leia os manuais dos equipamentos e rótulos dos materiais, por mais óbvios que pareçam, para evitar acidentes – como uma furadeira que, se usada do jeito errado, pode quebrar a broca e atingir pessoas ou uma chave de fenda errada para um determinado parafuso, que pode escapar e machucar a mão.

Além de mais segurança e facilidade, ter o equipamento ou ferramenta adequada exigirá bem menos esforço e tempo para realizar o mesmo serviço.

 

Técnicas de Trabalho Seguras

Antes do trabalho, proteja e cubra todos os móveis, janelas e portas e as instalações elétricas, como as tomadas. Você não vai querer atingir, sem querer, aquele vidro nem vai querer que escorra água na tomada desprotegida.

Sempre use luvas (mesmo que seja para simplesmente pregar ou pintar), óculos de proteção e máscara – especialmente se o serviço gerar pó ou poeira ou se você for usar tinta ou solvente. O trio luvas-óculos-máscara são essenciais em todo e qualquer restauro ou reforma que você fizer.1

Ah, e deixe as janelas abertas para circulação do ar, especialmente se houver pintura, para evitar intoxicações e alergias e trazer segurança.2

 

Hidratação e Descanso

Por fim, cuide da saúde do seu corpo também. Colocas mãos à obra demanda um enorme gasto de energia e esforço muscular – e, assim como sua atividade física preferida, exige alimentação balanceada, muita hidratação e intervalos de descanso entre as “sessões”, com pausas para o organismo se recuperar.

Fique atento aos pesos carregados, aos seus limites pessoais, à postura e aos movimentos, em todos os serviços que realizar.3 E, finalmente, não tenha pressa excessiva em terminar: isso pode criar uma sobrecarga física e emocional para além dos momentos da obra.

Para uma ajuda extra, caso haja dor muscular, existe Loxonin® Flex. Com efeito anti-inflamatório e analgésico, ele é o único que, com apenas 1 adesivo, age na dor e na inflamação locar por 24 horas*.4-7 Então, agora que você está preparado com dicas superergonômicas, é se alongar, aquecer e começar a planejar sua obra. Divirta-se e aproveite sua nova casa, cômodo ou móvel renovado!

 

 

Leia Também

Onde comprar?